Sobre o e.v.a



Com materiais encontrados em Qualquer papelaria e gastando muito pouco, você pode criar maravilhas!!! Essa é a nossa proposta para os trabalhos de E.V.A. Lá na Vila do Artesão. Tudo fácil, prático com resultado final caprichado.
Nessa primeira etapa, você vai fazer um tour comigo pelos materiais básicos. Vamos começar?



O e.v.a é uma borracha flexível, maleável e que pode ser moldada com um tantinho de calor. As placas que vamos usar são as de 2mm, que encontramos em papelarias ou em lojas de artigos para festa.
Existem várias espessuras de placas de EVAMas notem nessa foto como as placas têm espessuras “variáveis”. Dependendo do fabricante ou da cor da folha há uma diferença e tanto.

Algumas são mais flexíveis, outras mais durinhas, umas grossas, outras muito fininhas. Eu uso todas!! Sem preconceito.
O importante é ter em mente que cada placa tem um uso específico. As mais grossas são ótimas para base de guirlandas, plaquinhas. Já as fininhas dão um resultado delicado para rostos, braços, flores, corações e outros detalhes, além de revestirem muito bem as bolinhas de isopor.

Uhn… que colorido, que variedade de texturas, estampas, brilhos, “luzes”, padrões. Nossa, dá vontade de comprar “todas”!! Mas segure a fúria consumista porque placas decoradas têm precinhos bem diferentes das lisas.As placas de EVA tem muita variedade de padrões
Bolinhas, listras, estampas decoram o EVAAlém do mais, você mesma pode criar seu e.v.a decorado usando stencil, pinta bolinhas, fazendo
aplicação de tecido, fitinhas.
 A criatividade é sempre a “chave”!!! Não tenha medo, arrisque.Estampas nas mais diversas cores em placas de EVA

Para transferir o molde para a placa você vai precisar de um palitinho daqueles de manicure ou de churrasco. Usar lápis não é indicado porque o grafite pode manchar o e.v.a.

Ferramentas para desenhar e cortar o EVA corretamentePara cortar peças grandes, eu prefiro estilete que dá um resultado super preciso. Em peças médias, uso tesourinha de criança (só que bem afiadinha) e para detalhes cheios de curvas (flores, corações, mãozinha) indico tesoura de cortar unhas, aquelas que vendem em farmácia.

Todas as tesouras de picotar e cortadores são bem-vindos, mas não imprescindíveis.

Usamos dois tipos: cola instantânea, que deixa o trabalho com acabamento bem perfeitinho e não dá volume. E cola quente, boa para fixar tecido, botão ou quando trabalhamos com a dupla e.v.a e isopor.
Há no mercado outras colas que, de acordo com o fabricante, servem para isopor e e.v.a. Eu já testei e garanto: elas não dão certo! O tempo de secagem é muito longo e o trabalho não fica firme.Colas adequadas para usar com EVA

Caneta? Uma pretinha básica e só! Pode ser para retroprojetor, nanquim, o que importa é que venha escrito “tinta permanente”. Vamos usar para fazer olhinhos e contornos, portanto é bom que seja fina (0,5mm).

Material ideal para colorir placas de EVA lisasSabe aquele estojinho de maquiagem velho, que você aposentou? É dele que vamos precisar! Com blush nas bochechas todos os personagens ficam com carinha de saúde!
Prefira as tintas acrílicas foscas. Não se entusiasme comprando uma infinidade de tons, afinal a quantidade que usamos é bem pequena, só para sombrear, e os contrastes entre a cor do e.v.a e do sombreado dão um efeito legal.Tintas adequadas para pintar placas de EVA
Pincéis mais usados para pintar o EVAPincel chanfrado para sombrear (os mais largos são melhores), liner para detalhes mais fininhos e um pinta bolinhas. Com esse material já dá para começar em boa companhia. Daí, aos poucos você vai ampliando sua coleção com batedor para stencil, pincel de luz seca, cabelo de boneca etc…

Um azulejo bem lisinho, ou uma bandejinha de isopor são ótimos para tirar o excesso de tinta dos pincéis na hora de sombrear. Complete os “acessórios” com paninho macio e potinho para a água.

Aí, o céu é o limite!!
Pode-se decorar o EVA com qualquer material Suas criações podem – e devem – ser enriquecidas com aplicação de tecido, fita, botão, palha da Costa, musgo, ráfia, fuxico e o que a sua imaginação e capricho permitirem para compor um resultado final bacana, equilibrado e, no mínimo, fofo!!!
Os moldes de stencil criam efeitos muito suaves nas placas e, mudando as cores, você sempre pode inventar novidades!Moldes de stencil são uma alternativa para decorar o EVA
Texto criado pela querida Mara Evans, colunista sobre E.V.A. para a Vila do Artesão.

A Mara é a artesã do blog casinha fofa, adoro passear pelo cantinho dela!


 *****///*****************////********************///********



ETIL VINIL ACETATO
A borracha EVA é uma mistura de alta tecnologia de Etil, Vinil e Acetato. Conhecido entre artesãos e artistas, como EVA, o Etil Vinil Acetato é aquela borracha não-toxica que pode ser, e é, aplicada em diversas atividades artesanais.Este produto é um composto químico de diversos materiais, tais como:
- Resinas
– Agentes de Expansão
– Cargas
– Ativadores
– Auxiliares de processo
– Pigmentos
– Outros polímeros como borracha ou termoplásticos Conforme o processo de produção que é submetido teremos E.V.A. com as mais diversas características. Como variação de dureza, densidade e abrasão.
Características do E.V.A
Caracteriza-se por ser:
Emborrachado
Atóxico
Lavável
Aderente
Resistente
Colorido
As placas de E.V.A., são de grande versatilidade, laminados em diversas cores, espessuras, durezas e densidades. Com o artesanato de EVA você pode criar lindas gravuras para decorar capas de livros e cadernos, e até quadros para decorar diversos ambientes.Para trabalhar com esse material emborrachado as ferramentas mais comuns são as tesouras, estiletes, colas e os que você inventar, mas não se deve esquecer que o importante é a criatividade e o acabamento das peças.
Fonte: FazFacil

Tipos de e.v.a
O e.v.a é facilmente encontrado nas lojas de artesanato. Existem os lisos de todas as cores, os estampados, poá, xadrez, listrado, com brilho, atoalhado (plush), cortiça e outros.



Existem também os rolos grandes de  e.v.a mais grosso, pois estes que são vendidos em placa tem em média 2MM de espessura, com medidas de 40 x 60cm. Esse rolos grandes não me recordo a medida, mas são imensos, de comprimento tem mais de 1,5 metro, e de largura acho que 1metro.
O que é preciso para se trabalhar com e.v.a.?

O artesanato com e.v.a é relativamente barato, não requer  muitas ferramentas. Com criatividade e dedicação dá para confeccionar coisas incríveis.

Os principais materiais são:

- Tesoura afiada: procure sempre amolar ou compre tesouras baratinhas porque o e.v.a deixa a tesoura constantemente cega

- Estilete: para alguns cortes e acabamentos

- Placas e bolinhas de isopor: muitas peças tem como base o isopor, ele não aparece, só serve para dar volume e formato ao e.v.a

- Canetas permanentes: NÃO use hidrocor comum porque borra, o ideal é usar essas canetas coloridas para CD e retroprojetor. Existem com  pontas fina, média e grossa, e todas as cores. Elas servem para fazer os detalhes das peças, facilita muito. Algumas pessoas usam caneta de tecido mas tem que deixar secar muito bem e ainda assim pode borrar.

- Para colar: cola quente, cola de contato (brascoplast, cola própria para e.v.a), fita adesiva dupla face, cola tipo super bonder. A que cola melhor é a brascoplast, porém o cheiro é muito forte e deve ser usada com muito cuidado, em ambiente arejado  e utilizando máscara. A cola quente é uma ótima opção, e a fita adesiva é muito prática e tem ótima adesão também.

- Outros materiais: existem diversos materiais opcionais e acessórios para se trabalhar com e.v.a.

Para esquentar pode ser utilizado o ferro de passar ou a chapinha de cabelo, tomando cuidado sempre para não grudar, utilizando um paninho fino entre a placa de e.v.a e o ferro de passar. Para dar um bom acabamento, quando, ao cortar, ficam aquelas marquinhas da tesoura, pode-se utilizar lixa, até mesmo lixa de unha. Para limpar marcas indesejadas que não saem com água e sabão use álcool 92,8%, o álcool comum não limpa tudo.
As tintas podem ser usadas para pintar, fazer detalhes, e os tipos são: tinta acrílica, tinta para tecido, e tinta para artesanato em geral, base água.

-Para marcar o e.v.a pode ser usado o lápis grafite comum se for no verso e a parte marcada não for aparecer. Pode-se marcar também com o palito de churrasco ou  com uma agulha mais grossa.

Como criar molde, cortar e modelar o e.v.a.?
Pela internet podemos encontrar milhares de moldes dos mais simples até os mais elaborados, mas caso não encontre o que deseja a dica é usar o “paint” aquele programinha que todo computador tem. Dá pra criar moldes e desmembrar figuras inteiras criando os moldes a partir delas.
Imprima o molde num papel mais grosso ou corte uma cartolina do tamanho da folha de A 4 e é só colocar da impressora que imprime normalmente.
Para marcar no e.v.a a figura utilize o lápis grafite ou, caso não queira deixar marca, um palito de churrasco, palito de unha ou agulha de ponta grossa.
Quando for cortar o e.v.a use a tesoura afiada, de preferência não retire a tesoura até acabar o corte. Deslize sempre para evitar picotes.
Depois, para retirar qualquer tipo de rebarba, utilize a lixa de unha ou lixa comum das mais finas. Para cortar detalhes pequenos uma boa idéia é separar uma tesourinha de unha (com a ponta fina e arredondada) só para esse tipo de trabalho. Pode ser usado também o estilete (bem afiado) para fazer cortes retos ou detalhes mais precisos. Existem tesouras que cortam picotado e deixam formato de ondinha que são ótimas para fazer detalhes, mas tem que estar bem afiadas.

Para modelar o e.v.a este deve ser aquecido com o ferro de passar ou chapinha de cabelo. Quando for usar o ferro é melhor ter sempre um paninho fino para usar entre o e.v.a. e a placa do ferro que pode estar muito quente e grudar. A chapinha de cabelo é a melhor opção, pois esquenta na temperatura ideal e não gruda. Quando for encapar uma bola de isopor, recorte um quadrado de e.v.a um pouco maior que a bola, esquente  (é só passar a chapinha ou o ferro algumas vezes) e estique sobre a bola, tem que ser rápido porque se esfriar ele não vai ter elasticidade. Algumas pessoas usam potes, latas como apoio para esticar o e.v.a. na bola de isopor, o que facilita o processo, mas dá pra esticar perfeitamente com jeitinho, tomando cuidado, sem puxar muito,  para não arrebentar.
Após esticado é só recortar, arredondando no formato desejado. Ressalte-se que estaremos encapando meia bolinha, o restante da peça deve ser coberto também. Para colar passe cola branca, pois a brascoplast, por exemplo, derrete o isopor. Pode ser usada a fita adesiva dupla face, é só colocar na circunferência da bola e posicionar o e.v.a. colando-o.
Abaixo alguns modelos de cupcake feitos com essa técnica. Para a parte de baixo corte um retângulo com o comprimento da circunferência da bola e a altura da metade da bola de isopor.
Outro exemplo são as “fofuchas” de e.v.a. que são feitas com essa técnica, nesse caso a outra metade da bola é o cabelo da boneca.

Texto copiado e colado do site de uma das mais fantásticas artesãs do Brasil a querida Théo.

Comentários

  1. Olá amiga dorei seu blog e já estou te seguindo.Venha conhecer meu blog e seje minha seguidora.Bjus!

    ResponderExcluir
  2. olá. Gostaria de saber onde encontro eva de 5mm ou 8mm.
    Obrigada!
    Rita Medeiros

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas